sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Actuais notas do Kwanza deixam de circular dentro de cinco anos


Luanda – As actuais notas do kwanza devem deixar de circular, definitivamente, dentro de cinco anos conforme a lei, anunciou, em Luanda, o vice-governador do Banco Nacional de Angola (BNA), António André Lopes.


O gestor deu a conhecer essa informação durante um encontro que o BNA promoveu quinta-feira com os lojistas do Belas Shopping, visando apresentar as novas notas da família do Kwanza, esclarecer dúvidas e recolher sugestões.


Segundo o responsável, a substituição das actuais notas será progressiva, isto é, à medida que forem entrando para o banco central elas serão substituídas pelas novas notas da família do Kwanza.


Explicou também que se forem registados casos de comerciantes ou pessoas com actuais notas fora do tempo estabelecido poderão fazer recursos aos bancos para serem substituídas sem qualquer constrangimento.


Durante a reunião, os comerciantes foram informados sobre os elementos culturais, de segurança e outros, introduzidos nas novas notas e moedas a fim de poderem, eventualmente, identificar dinheiro falso.


O BNA aconselha os comerciantes a passarem informações sobre como usar a moeda nacional, o Kwanza, a fim de evitar que o Estado gaste mais recursos financeiros com a produção de novas notas antes do seu tempo normal de uso, sete anos.


A pretensão do BNA é que as pessoas usem as notas de forma adequada ( não escrever nem amarrotar ou sujá-las , por exemplo) para que elas tenham o seu tempo de vida útil ou mais longo para se evitar custo desnecessários.


Os lojistas manifestaram preocupações relativas à necessidade de moedas de menor valor facial para facilitar os trocos, sobre medidas a tomar para evitar rejeições das moedas metálicas assim como da actual nota do Kwanza, uma vez que ambas coabitarão em certo período de tempo.


À margem da reunião, a lojista Mariana Catumbela disse á Angop que gostou do encontro porque um dos seus interesses era saber sobre a introdução de notas ou moedas de menor valor para facilitar os trocos.


Segundo a entrevistada, tem tido muita dificuldade em fazer trocos e desentendimentos com clientes quando informa que não o dispõe.


“O que eu mais gostei é a informação sobre a introdução de moedas metálicas, porque temos tido dificuldades em fazer trocos e há clientes que se revoltam por não termos estes meios. Com essas moedas metálicas de menor valor estará resolvido o problema”, disse, acrescentando que com a circulação de moedas metálicas vamos ganhar também a cultura de usá- las.


Por sua vez, o comerciante António Candeias elogiou a iniciativa do BNA de realizar a palestra acerca das novas notas da família do Kwanza, considerando que foi útil.


“O encontro foi útil e acho que a maior utilidade tira-se do conjunto de informações que podemos disponibilizar aos clientes sobre as características e circulação das novas notas do Kwanza”, justificou o interlocutor.


A 18 de Fevereiro entram em circulação as novas moedas metálicas do Kwanza e as notas serão introduzidas no mercado de forma progressiva, a partir de Março próximo.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário