quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Ministério do Ambiente cria infra-estruturas de ecoturismo nos parques nacionais

Luanda - O Ministério do Ambiente, no quadro das suas estratégias, está a criar, desde 2012, condições adequadas de infra-estruturas para a prática do ecoturismo em diversos parques nacionais.


A exemplo de outros países, o Governo, através do Ministério do Ambiente, tem, nos últimos anos, posto em prática o que tem observado a nível de África, muitos dos quais contribuem no Orçamento do Estado com receitas geradas em actividades do género (ecoturismo).


De acordo com fonte do sector, foram erguidos os primeiros dez (10) bungalows no Parque Nacional da Kissama, onde dezenas de visitantes afluem para desfrutar das suas paisagens e dos animais que estão espalhados no seu santuário, onde reproduzem-se de forma satisfatória e natural.


Para além dos bungalows (suites), o Parque de Kissama dispõe de um centro de conferências multiuso, cozinha e outras infra-estruturas administrativas completamente recuperadas e meios de transportes para sarafi.


No âmbito dos objectivos do sector, segundo a fonte, está em estudo de viabilidade a construção dos cinco bungalows no Parque Nacional de Cangandala, província de Malanje, onde está preservada a Palanca Negra Gigante.


Enquanto isto, os técnicos e parceiros do sector preparam-se para a recuperação total do Parque Nacional de Iona, município do Tombwa (Namibe), outra zona de conservação nacional de importância relevante para o desenvolvimento do ecoturismo.


A fauna e a flora angolana é considerada bastante rica, uma condição que pode influência de forma positiva no desenvolvimento do ecoturismo em Angola.


Os novos parques nacionais foram criados pelo Executivo, nomeadamente o de Maiombe (Cabinda), Luengue e Luiana (Kuando Kuanbo), áreas em que também podem ser criadas, proximamente, infra-estruturas administrativas e outras que promovam o ecoturismo na região.


“Vamos trabalhar seguindo o exemplo dos outros países e conservar os animais, fazendo dos nossos parques nacionais fontes de rendimento para o Estado e potenciais promotores do turismo”, sublinhou a fonte.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário