quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

MPLA entre os apoiantes da criação da Plataforma da Internacional Socialista

 
 





Lisboa (Do correspondente) – O MPLA é um dos vários partidos da Internacional Socialista (IS) que apoia a criação de uma Plataforma que irá seguir os ideais progressistas do desenvolvimento e da emancipação humana.



Durante a reunião do Conselho da IS, terminada esta noite, em Cascais, distrito de Lisboa, além do MPLA, cuja delegação foi chefiada pelo seu secretário-geral, Mateus Paulo "Dino Matrosse", a criação da Plataforma conta, entre outros, com o apoio do Partido Socialista português, o MLSTP-PSD (São Tomé e Príncipe), o PAICV (Cabo Verde), o PAIGC (Guiné-Bissau) e o Partido Democrático Trabalhista (PDT) do Brasil.



Estes partidos concordam que a Plataforma, da qual podem ser membros instituições de qualquer natureza, "desde que sigam os ideais progressistas do desenvolvimento e da emancipação humana", visa valorizar o trabalho sobre o capital e reconhecer na cultura um instrumento de diálogo e de cooperação".



É ainda intenção desta Plataforma, a promoção da cooperação internacional, através da construção de projectos de investigação em ciências sociais e humanas, economia, cultura e pensamento contemporâneo, assim como o desenvolvimento social nos domínios dos direitos humanos nas suas várias dimensões (civis, políticos, económicos, sociais, culturais e da comunidade).



Constam ainda dos objectivos da Plataforma, com sede em Portugal, a promoção do mutualismo e a economia social e solidária, bem como impulsionar a cultura e a construção da historiografia colectiva na relação entre os países da CPLP, China, Índia e outros, "regiões e comunidades com relação histórica com a língua portuguesa numa abordagem pós-colonial e de cidadania global".



Através da Plataforma, os partidos acreditam "contribuir para a construção de alternativas económicas e de desenvolvimento global, para a reflexão sobre novos paradigmas progressistas globais, assim como contribuir para o alcance dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM), e reforçar as redes globais progressistas".



Os socialistas pretendem, ainda, fomentar a educação para a cidadania e a participação na vida em sociedade, promover a inovação social, o envelhecimento activo, o acolhimento e a integração dos imigrantes e das minorias étnicas, e a responsabilidade social das empresas e os princípios do Pacto Global das Nações Unidas.



O MPLA, assim como o PAICV e o Partido Socialista português, constituem a Comissão Instaladora, visando a elaboração do plano de trabalho calendarizado.


Entre outras conclusões, a Internacional Socialista aprovou ainda uma proposta de alerta para a transparência na administração pública, assim como uma nova forma de envolvimento individual nas causas e campanhas da organização, através do activismo social.
 





 


Sem comentários:

Enviar um comentário