domingo, 17 de fevereiro de 2013

Unidades médicas dotadas com testes para detectar Sida

Os hospitais e centros de saúde do Lubango vão passar a disponibilizar serviços de testagem voluntária da Sida. O anúncio foi realizado por Joaquim Manuel Kambanda, supervisor municipal do programa de controlo da doença.
Em declarações ao Jornal de Angola, o responsável esclareceu o objectivo das autoridades é dar resposta às necessidades das populações, na testagem voluntária da Sida. Para breve, está previsto a abertura deste serviço nos postos de saúde da Caluva, Lalula, Figueira, Poiares Munhino, Casa Mãe e Tchavolo.
Os serviços médicos passam assim a estar munidos com material e profissionais especializados, de forma a assegurar todas as condições indispensáveis aos utentes que ali acorrem.
Além disso, de acordo com Joaquim Manuel Kambanda, esta acção pretende, também, estabelecer um controlo do índice de prevalência da doença.
Para o funcionamento dos centros o sector conta com 57 técnicos formados em testagem e prevenção da transmissão vertical. No entanto, o responsável revelou que, no ano em curso, serão formados técnicos e enfermeiros de todos os centros e postos de saúde em matéria de testagem e prevenção da transmissão vertical da doença em mulheres grávidas.

Actualmente, o número de pessoas testadas no município do Lubango ronda os sete por cento da população. As autoridades querem alargar este número para terem dados mais concretos da doença.
http://www.verangola.net

Sem comentários:

Enviar um comentário