quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Apoio à Tradução de Obras de Autores Portugueses e de Autores Africanos de Língua Oficial Portuguesa

Formato Programa
N.º Sistema 000046962
Autor LinkPORTUGAL. Ministério da Cultura
Programa LinkPrograma de Apoio à Tradução de Obras de Autores Portugueses e de Autores Africanos de Língua Oficial Portuguesa
Descrição Concessão do apoio financeiro do Ministério da Cultura/Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas (DGLB), destinado a comparticipar os custos da tradução de obras de autores portugueses e de autores africanos de língua oficial portuguesa.
O apoio financeiro é suportado financeiramente através do Orçamento da DGLB, sujeito a autorização anual do Ministro da Cultura e do Ministro de Estado e das Finanças.
O apoio financeiro a conceder destina-se à tradução inédita de obras, ou excertos de obras, escritas em português, por autores portugueses ou por autores africanos de língua portuguesa, para todas as línguas de destino e dos seguintes géneros literários:
- Ficção
- Poesia
- Ensaio (literário e de ciências sociais e humanas)
- Literatura infanto-juvenil
O apoio financeiro a conceder reveste a forma de subsídio a fundo perdido e é calculado a partir dos custos de tradução apresentados e devidamente justificados na candidatura
Objetivos Divulgação da literatura portuguesa e da literatura africana de língua oficial portuguesa no estrangeiro.
Público-alvo Editores estrangeiros.
Contactos Direcção Geral do Livro e da Biblioteca
Campo Grande, 83, 1º
1700-088 Lisboa
Tel: 21 798 21 43 ou 45
Fax: 21 798 21 41
Email: dglb@dgjb.pt
Docs técnicos
URL
Notas Não há um limite preestabelecido de candidaturas a apresentar por ano por cada editor, reservando-se, no entanto, a DGLB, o direito de restringir o número de projectos anuais a apoiar por editora no momento da avaliação.
Não há um limite preestabelecido quanto ao número de obras do mesmo autor a apoiar por país ou editora anualmente, reservando-se, no entanto, a DGLB, o direito de, no momento da avaliação, definir um número máximo de projectos de tradução a apoiar do mesmo autor, para a mesma língua de destino.
O apoio financeiro a conceder reveste a forma de subsídio a fundo perdido e é calculado a partir dos custos de tradução apresentados e devidamente justificados na candidatura.
O montante do apoio financeiro a atribuir por projecto é definido pela DGLB, após o encerramento das candidaturas, e corresponderá a uma percentagem variável a partir dos 20% do custo total da tradução e que pode, excepcionalmente, ser superior a 80%.
O Programa tem uma única edição anual.
Tipo de Documento LinkDocumento eletrónico
LinkPrograma nacional
Classif.Temática Link3231 informação e tratamento da informação eurovoc
Assunto Linktradução
Linkliteratura
LinkÁfrica lusófona
Candidatura Apoio à Tradução de Obras de Autores Portugueses e de Autores Africanos de Língua Oficial Portuguesa
Aviso Esta informação não dispensa a consulta da legislação base.
Informações mais específicas sobre o programa devem ser dirigidas à entidade gestora, cujo contacto vem acima referido.

Sem comentários:

Enviar um comentário