quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Burkina-Faso afasta Gana de Atsu nos penalties

O Burkina Faso juntou-se à Nigéria na final da Taça das Nações Africanas (CAN-2013) depois de bater o Gana, esta quarta-feira, no Estádio Mbombela, em Nelspruit, no desempate por grandes penalidades (3-2) depois de um empate (1-1) que não se desfez no prolongamento.

Num relvado carregado de areia, o Burkina até entrou melhor no jogo, com Bance sempre em plano de destaque, mas foi o Gana que ganhou vantagem aos 16 minutos, quando o portista Christian Atsu foi derrubado em plena área. Wakaso, desde a marca de castigo máximo, não perdoou. Um golo que o Burkina demorou a digerir e o Gana teve oportunidades claras para ampliar a vantagem até ao intervalo.

O intervalo fez bem ao Burkina que entrou melhor na segunda parte, com uma forte pressão até chegar ao empate, aos 59 minutos, com Kamboré a isolar Bance, a grande figura desta meia-final, que não desperdiçou. O jogo tornou-se tenso com um Burkina mais moralizado e um Gana ressentido. Bance voltou a cheirar o golo, na marcação de um livre, mas Atsu e Gyan também podiam ter marcado para o Gana.

Os «Black Stars» voltaram a crescer nos últimos minutos e a impor o seu futebol, mas o Burkina segurou o empate e levou o jogo para um prolongamento de trinta minutos. Tudo diferente nesta fase, com o Burkina a mostrar maior disponibilidade física e a apertar com a defesa do Gana. As oportunidades multiplicaram-se, com algumas decisões estranhas do árbitro, como destaque para a expulsão de Pitroipa, a três minutos do final, num lance que parece ser penalty claro para o Burkina. Gyan teve ainda uma oportunidade clara, mas a última palavra foi mesmo de Bance com um remate que passou a rasar o poste.
A emoção prosseguiu na lotaria das grandes penalidades, com o Gana a desperdiçar três pontapés, contra apenas um do Burkina. Bance teve o descaramento de marcar à Panenka e foi mesmo o Burkina que fez a festa.

http://www.opais.net

Sem comentários:

Enviar um comentário